segurança rodoviária

O Plano Municipal de Segurança Rodoviária do Município de Valongo foi desenvolvido de acordo com as orientações do guia publicado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para a elaboração de Planos Municipais de Segurança Rodoviária.

Com este plano, o Município de Valongo pretende melhorar a gestão da segurança rodoviária, contribuir para maior segurança dos utilizadores, criar infraestruturas mais seguras e melhorar a assistência e o apoio às vítimas.

Para tal têm vindo a ser levadas a cabo diversas medidas, nomeadamente:

  • Sistema semaforizado de controlo de velocidade: trata-se de uma medida de controlo pontual da velocidade, tendo a vantagem de não necessitar de espaço adicional para a sua aplicação.
  • Construção e passeios e de medidas de apoio aos peões e ciclistas: nos trechos com nível de tráfego elevado a circulação de peões e ciclistas deve ser segregada, sempre que o espaço o permita. Os atravessamentos devem ser semaforizados com sistema de botoneira, de modo a não penalizar nenhum dos modos.
  • Paragens de transportes coletivos com baia: esta medida consiste na criação de baias laterias à faixa de rodagem para paragem dos autocarros, sempre que o espaço o permita. A sua aplicação, além de promover a segurança do peão, aumenta a fluidez e segurança do eixo rodoviário.
  • Bandas cromáticas (pré-avisos): a aplicação das bandas cromáticas alerta o condutor para a necessidade de moderar a velocidade de circulação. Associam-se a possíveis pontos de conflito, como sendo junto às entradas de escolas, passagens de peões com elevado tráfego ou associadas a equipamentos relevantes, etc.
  • Lombas virtuais: o efeito visual criado por esta solução leva ao abrandamento do tráfego. Assenta na conjugação da alteração da cor e/ou textura do pavimento com marcas rodoviárias, resultando na sensação de estreitamento ótico e elevação do pavimento.
  • Formação de gincanas: o efeito de gincana é uma solução para moderação da velocidade que pode ser mais ou menos restritiva. A canalização pode ser materializada fisicamente ou apenas marcada no pavimento.

Foram, ainda, implementadas medidas complementares, tais como, a introdução de iluminação pública, o posicionamento do mobiliário urbano , o uso de materiais de pavimentação com diferentes cores e texturas, a plantação de vegetação, entre outros.

principais intervenções

MEDIDAS DE ACALMIA DE VELOCIDADE, SINALIZAÇÃO LUMINOSA E PASSADEIRAS

A acalmia de tráfego visa a compatibilização das condições de circulação entre diferentes modos de transporte, em especial nos atravessamentos de localidades. O objetivo essencial é reduzir a velocidade de circulação automóvel, protegendo e proporcionando melhores condições de circulação aos modos mais vulneráveis, particularmente peões e ciclistas

 

Entre as diferentes medidas implementadas está a colocação de almofadas redutoras, a colocação de passadeiras sobrelevadas, a implementação de zonas de coexistência/residenciais, Zonas 30, vias de acesso pedonal e/ou condicionado, a colocação de lombas redutoras de velocidade, entre outras. 

RESTRIÇÃO A VEÍCULOS PESADOS NA CIDADE DE VALONGO

Com o propósito de contribuir para uma melhoria da mobilidade e acessibilidade e para uma nova organização da circulação viária no concelho, o Município de Valongo estabeleceu zonas onde está condicionada a circulação na via de veículos pesados com mais de 3,5 toneladas salvaguardando as exceções previstas para veículos de emergência, serviços públicos e viaturas autorizadas.

Esta medida visa a defesa do interesse público municipal, designadamente a proteção do ambiente e da qualidade de vida no concelho e a salvaguarda da segurança das populações residentes e utilizadoras de equipamentos escolares e desportivos.