Iluminação pública

A Iluminação Pública e Semaforização são serviços públicos de grande importância, garantindo várias funções, desde segurança, ao realce de monumentos, pontos de interesse e zonas comerciais do Município, até à possibilidade do decurso das necessárias operações de manutenção do espaço público que ocorrem em período noturno.

Desta forma, em 2017, o Município de Valongo assinou com a EDP um contrato de venda de tecnologia LED para iluminação pública. Trata-se de um dos maiores contratos de venda de tecnologia LED em formato ECO.AP, um conceito que permite ao Município pagar o investimento de 8 milhões de euros com as próprias poupanças, sem aumentar a despesa pública. 

No total, serão substituídas cerca de 16.000 luminárias e a execução do contrato, que se estenderá por 16 anos, permitirá uma redução do consumo de energia em mais de 60% e uma poupança de 34% nos gastos da autarquia com iluminação. Estima-se que a poupança ronde 4,2 milhões de kWh/ano, o que equivalerá a perto de 600 mil euros anuais. Além da redução da fatura energética, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção, assegura uma longa vida útil, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz.

Tratando-se de um contrato com incidência em zonas urbanas e rurais, também será fundamental para a revitalização local no período noturno. Ao reduzir a necessidade de manutenção, esta tecnologia causará igualmente menor perturbação rodoviária.

 

Play Video

Abraçamos um futuro sustentável com a renovação da iluminação pública

Na sequência do processo de substituição da rede de iluminação pública convencional por luminárias LED, em 2018, o Município de Valongo reencaminhou para reciclagem mais 60 toneladas de resíduos resultantes da utilização dos equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

Esta abordagem do Município teve reflexo na resposta da Lipor na preparação e separação dos materiais das luminárias e das lâmpadas, permitindo o seu envio para reciclagem separadamente e a sua valorização total.

Este trabalho do Município de Valongo permitiu, por um lado um incremento dos valores de REEE’s globais do município em 83,5 toneladas em relação a 2017, o que se traduziu num crescimento de 105 %. Por outro lado, estes valores conseguidos em 2018, num total de 163,22 toneladas de REEE’s e lâmpadas entregues para preparação para a reutilização e reciclagem permitiram ao município cumprir as suas metas nacionais para a reciclagem.

Valongo foi o primeiro Município da Área Metropolitana do Porto a substituir toda a iluminação da via pública por tecnologia LED

Além dos benefícios ambientais, esta medida permitiu religar os postes que estavam desativados, aumentar a segurança na via pública e economizar na fatura de eletricidade.