Abastecimento elétrico

O Município de Valongo, em linha com a estratégia municipal de incentivo à mobilidade elétrica que tem vindo a ser seguida, disponibiliza uma rede de postos de carregamento elétrico capaz de responder eficazmente ao universo de veículos estimado, implantada em locais de acesso público, bem distribuídos territorialmente.

 

A rede de mobilidade elétrica de Valongo conta com um conjunto integrado de Postos de Carregamento Elétrico (PCE) e demais infraestruturas, de acesso público, relacionado com o carregamento de baterias de veículos elétricos, que responde às necessidades atuais e futuras, assegurando a fluidez da circulação nos vários canais rodoviários do Município de Valongo e promovendo uma criteriosa gestão da utilização do espaço público.

 

 

Onde posso abastecer o meu veículo elétrico?

Encontre o posto de carregamento mais conveniente para si no Município de Valongo aqui.

 

Existem 4 tipos de postos de carregamento fornecidos pela rede Mobi.E, com diferentes potências:

  • Postos Normais, inferiores a 7,4 kW
  • Postos Semirrápidos, de 7,4 kW até 22 kW, inclusive
  • Postos Rápidos, superiores a 22 kW até 150 kW
  • Postos Ultrarrápidos, iguais ou superiores a 150 kW

Ao filtrar a pesquisa pelo concelho de Valongo, na rede Mobi.E, consegue escolher o posto de abastecimento pretendido, verificar as tarifas, velocidade de carregamento e tomadas disponíveis. 

https://www.mobie.pt/redemobie/encontrar-posto

 

 

Vantagens da mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica representa um verdadeiro contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética nos transportes.

A utilização de veículos elétricos é acompanhada de diversas vantagens, que permitem contribuir ativamente para a proteção do ambiente, nomeadamente com a redução da dependência energética e aumento da eficiência energética, a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera, e o aumento da energia renovável no setor dos transportes.

À medida que aumenta a autonomia dos veículos elétricos, as diferentes opções disponíveis no mercado, com incentivos à compra dos mesmos, e o número de postos de carregamento, assistimos a um crescendo desta nova forma de mobilidade.

Os veículos elétricos são menos poluentes e têm cada vez mais a autonomia. Apesar dos custos de aquisição serem mais elevados, quando comparados com os veículos a combustão, beneficiam de incentivos do Estado.  Para além disso, os custos de manutenção são bastante mais reduzidos, assim como os preços dos carregamentos, que são também inferiores ao abastecimento de um veículo a combustão.