Ciclovias

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Uma das medidas mais importantes para a mobilidade sustentável e para a transição para os modos suaves é a disponibilização de uma infraestrutura ciclável que, efetivamente, sirva a população, em particular nos núcleos urbanos. É essencial criar condições de conforto e segurança para todos aqueles que queiram optar pelo uso da bicicleta.

A par de Pista de Atletismo Urbano, encontra-se a Via Ciclável, que constitui a fase 1 do percurso ciclável de Valongo. Este troço com cerca de 2600 metros de extensão, faz a ligação entre esta importante zona residencial – Lagueirões e o Apeadeiro do Susão, permitindo a utilização da bicicleta, não só como forma de lazer, mas também como meio do transporte intermodal. Está também concluída a 2ª fase do percurso ciclável de Valongo – Ciclovia Maia-Ermesinde – com candidatura ao Fundo Ambiental aprovada.

Com baixo nível de dificuldade este equipamento pode ser usufruído por utilizadores de qualquer faixa etária. Esta infraestrutura, financiada pelo Programa Norte 2020, insere-se num projeto mais abrangente, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valongo, com a duração de 10 anos.

Nos próximos anos, pretende-se criar uma rede ciclável no concelho de Valongo, quer nos centros urbanos, quer de ligação entre freguesias, com possibilidade de conexão a outros concelhos.

Áreas Temáticas Fundamentais da Acessibilidade

 

 

Um dos principais objetivos do Município de Valongo foi a criação de passeios que tornem o centro da cidade acessível e seguro para os peões, bem como a melhoria das condições de circulação para outros modos suaves , como a bicicleta.

Esta alteração resultou na libertação de espaços anteriormente ocupados pelo automóvel para outros fins, como zonas ajardinadas, áreas de estar, de lazer e de convívio para os moradores, bem como pequenas esplanadas para o comércio local, recorrendo ao Urbanismo Tático, que se carateriza por intervenções urbanas de baixo custo, de rápida implementação e eventualmente temporárias, servindo de teste para a sua concretização final ou podendo ser revertidas, caso não sejam a solução adequada aos objetivos.

Pretende-se com o Urbanismo Tático uma melhoria da circulação do trânsito, uma maior segurança rodoviária, beneficiação da acessibilidade pedonal e ciclável, incentivo ao comércio local e melhoria do ambiente urbano, nomeadamente ao nível da qualidade do ar, do ruído, do aumento dos espaços ajardinados, de lazer e convívio, e de zonas de brincar para as crianças, promovendo um maior envolvimento da população.