percursos pedonais

percurso amarelo

Percurso pedonal circular com início e fim no Lugar da Azenha, um pouco antes de começar o estradão de Couce, à esquerda. É considerado de dificuldade média devido ao declive de algumas subidas/descidas. Tem uma extensão aproximada de 2 km, podendo ser concluído em pouco mais de 30 minutos, sem paragens.

Pode-se observar as Fragas do Castelo e o rio Ferreira na zona da Queiva.

percurso VERMELHO

Percurso pedonal linear com uma terminação no Lugar da Azenha, onde começa o estradão de Couce, e a outra no Centro de Interpretação Ambiental. É considerado o mais difícil especialmente pela subida/descida junto à Azenha, muito íngreme. Tem uma extensão de cerca de 3200 metros, considerando-se razoável percorrê-lo em 2h30.

Passa por várias fragas, propiciando uma vista muito bonita sobre o vale do rio Ferreira. No término junto ao CIA pode ser observado do exterior o Fojo das Pombas (visita sob marcação prévia no Posto de Turismo).

Percurso Pedestre do Regadio de Ponte Ferreira

O percurso pedestre inicia-se junto do Núcleo Museológico da Panificação, em Ponte Ferreira, e estende-se, no seu troço principal, por cerca de 3 Km. Do troço principal bifurcam três de menor distância. Acompanha parte do canal do regadio, do qual se destaca a Ponte dos Arcos, aqueduto que permitia que as águas transpusessem o rio Ferreira de uma margem para a outra.

Na extensão total do percurso existem outros pontos de interesse a visitar, a Ponte Ferreira, Casa da Portagem e Alminhas, logo no início, e depois a Ponte de Terra Feira e Igreja Matriz, entre outros.

Corredor Ecológico

“O corredor ecológico interliga a cidade e as serras, acompanhando os rios Simão e Ferreira até à pitoresca aldeia de Couce”.

Trata-se de um percurso pedonal que liga o Parque da Juventude, localizado junto ao nó de acesso à autoestrada A4, na cidade de Valongo, com a aldeia de Couce, localizada no sopé da serra de Santa Justa, e daqui com a serra de Pias. Atravessa a zona urbana central da cidade e dirige-se para uma paisagem natural fascinante.

O caminho pode ser efetuado de forma autónoma, seguindo a sinalização, ou através de visitas guiadas, possibilitando, desta forma, um conhecimento mais aprofundado do meio envolvente. É aconselhado o uso de vestuário e calçado confortável e adequado.

O Corredor Ecológico tem uma extensão aproximada de 12 km e um grau de dificuldade médio. Tem ligação com os Percursos Amarelo e Vermelho.

Fique a conhecer melhor aqui!

 

TRILHO DOS ROMANOS

“Chegando ao ‘Vale da Tranquilidade’, antes da descida que nos leva à Azenha, temos uma das mais bonitas vistas do vale do rio Ferreira e da aldeia de Couce, com a serra de Pias como pano de fundo”.

Este percurso desenrola-se na serra de Santa Justa, com passagem pelos mais emblemáticos complexos mineiros de Valongo, que testemunham a relevância da mineração aurífera subterrânea romana no território, a mais extensa do Império. O trajeto é diversificado, incluindo trilhos de pé posto e caminhos florestais, convidando também à descoberta da paisagem e da flora e fauna nativas.

O Trilho dos Romanos tem uma extensão aproximada de 4,2 km e um grau de dificuldade médio.

Fique a conhecer melhor aqui

TRILHO DO CASTELO

“Os moinhos que vemos ao longo do rio Ferreira foram fundamentais no desenvolvimento da panificação em Valongo”.

Trata-se de um percurso circular relativamente pequeno, mas vasto em património, permitindo contactar com valores geológicos impares e com fauna e flora carateristicas, assim como com elementos identitários da história da região, nomeadamente, moinhos e vestígios bem preservados de mineração aurífera romana.

O Trilho dos Castelo tem uma extensão aproximada de 1,8 km e um grau de dificuldade médio.

Fique a conhecer melhor aqui

PORTO À VISTA

“Neste percurso somos confrontados com a imponência do Anticlinal de Valongo, megaestrutura geológica formada há mais de 350 Ma e que esteve na origem destas serras”.

Este percurso de cumeada, panorâmico, evidencia o cariz periurbano das Serras do Porto. Partimos da Capela de Santa Justa, passamos pela Capela de São Sabino e pouco depois encontramos um miradouro e uma vista privilegiada sobre o Grande Porto e a linha litoral.

O percurso Porto à Vista tem uma extensão aproximada de 5,8 km e um grau de dificuldade médio.

Fique a conhecer melhor aqui!  

TRILHO DE PIAS

“Este circuito leva ao ponto de interceção entre os municípios de Valongo e Gondomar”.

Este trilho inicia na aldeia de Couce, no coração do vale do rio Ferreira. Da ponte que une Santa Justa a Pias permite vislumbrar as leiras agrícolas e, acompanhando o perfil do rio Ferreira visitar o “Vale dos Castores”.

O Trilho de Pias tem uma extensão aproximada de 3 km e um grau de dificuldade médio.

Fique a conhecer melhor aqui

TRILHO DE silveirinhos

“Ao chegar ao Alto do Ramalho vislumbramos as serras de Santa Justa e de Pias e os meandros do rio Ferreira”.

Este trilho inicia na Capela de Santa Justa, no alto da serra, e desce até se cruzar com a ribeira de Silveirinhos, que acompanha o caminhante em grande parte do seu trajeto, essencialmente por trilhos de pé posto até ao Alto do Ramalho, em São Pedro da Cova.

O Trilho de Silveirinhos tem uma extensão aproximada de 5,3 km e um grau de dificuldade médio.

Fique a conhecer melhor aqui