Paulo Esteves Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Valongo, marcou presença no Congresso “Cidades e Vilas que Caminham”, no dia 16 de novembro. O evento, que reuniu representantes de várias autarquias, de Portugal e Espanha, para discutir e partilhar experiências sobre mobilidade urbana, realizou-se nos dias 16 e 17 de novembro, no auditório da Fundação Manuel António da Mota, no Porto.

Paulo Esteves Ferreira integrou o painel sobre o tema “Ruas de Convivência”, juntamente com Ricardo Batista, da Câmara Municipal de Lamego, Regina Piedade, Vereadora da Câmara Municipal de Nazaré, e Sandra Macedo, Diretora do Departamento de Planeamento, da Câmara Municipal de Leiria. Pedro Ribeiro da Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, e moderador do painel, afirmou que «Valongo foi possivelmente o primeiro município nacional a destacar-se como um verdadeiro ginásio ao ar livre», evidenciando diversas ideias “fora da caixa” implementadas na área da mobilidade.

O destaque da apresentação recaiu sobre as Serras do Porto, que se tornaram um exemplo do empenho do município de Valongo na melhoria dos espaços de convivência, e Paulo Esteves Ferreira salientou a aposta na «transformação das Serras num local com qualidade de vida para a população», comparando a realidade atual com a de anos atrás, quando as Serras estavam degradadas e a sua utilização para convívios familiares e para a prática desportiva era reduzida.

Durante o congresso, o Vereador da Mobilidade sublinhou o trabalho único e pioneiro realizado em Valongo, referindo o livro “Maleitas Urbanas: A Carta das Patologias do Município de Valongo”, onde se apresentou o diagnóstico da situação que existia no Município e as soluções que deveriam ser adotadas, destacando que muitos dos problemas identificados há cerca de 4/5 anos estão hoje resolvidos.

Paulo Esteves Ferreira enfatizou os processos de participação ativa, mencionando as sessões participativas em que “munícipes contribuíram com ideias e sugestões” e ressalvou, ainda, a importância de envolver a população na definição do futuro das ruas e do espaço público, alinhando-se com a política do Município de devolver o espaço público às pessoas e reduzir a presença excessiva de veículos privados nas cidades.

De recordar que Valongo integra a Rede de Cidades e Vilas que Caminham, um programa coordenado pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, desde 3 de julho de 2023. Uma rede de trabalho, à escala da Península Ibérica, que visa incentivar a população a adotar hábitos de deslocação a pé.