Cerca de 200 estudantes, do 3º ciclo e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Campo, participaram ativamente numa ação de sensibilização promovida pela Câmara Municipal de Valongo, no Centro Cultural de Campo. A iniciativa teve como objetivo fomentar uma mudança urgente de mentalidades, cimentando novas formas de atuação e promovendo a intermodalidade.

Alguns estudantes tiveram a oportunidade de participar num percurso de bicicleta, percorrendo aproximadamente dois quilómetros nas imediações do Centro Cultural de Campo. Durante o percurso, os estudantes identificaram algumas das principais dificuldades enfrentadas, incluindo a falta de sensibilização por parte de alguns automobilistas em relação aos ciclistas, e a presença frequente de carros mal estacionados, o que dificulta a fluidez do percurso. No geral expressaram sentirem-se mais seguros em locais com o arruamento adequado para a utilização da bicicleta, e onde o pavimento é de piso suave e pouco sinuoso. Um estudante realçou que se sente particularmente seguro quando utiliza a bicicleta em ciclovias dedicadas. Essas observações contribuem para a conscientização sobre a necessidade de infraestruturas adequadas para promover a segurança e conforto de utilizadores de bicicletas.

Estas campanhas visam promover não apenas o uso de bicicletas, mas, também, incentivar o andar a pé e a integração intermodal com outros meios de transporte mais sustentáveis, como os transportes públicos. O objetivo final é desenvolver mudanças de conceitos e comportamentos entre os mais jovens em situações reais do quotidiano, iniciando, assim, uma transformação de mentalidades e consolidando novas formas de atuação em prol da mobilidade sustentável.

Cada vez menos estudantes se deslocam para a escola a pé ou de bicicleta, tornando-se menos ativas, o que aumenta o risco de obesidade infantil. O Município de Valongo reforça, com esta ação, o compromisso com a mobilidade sustentável, alinhando-se com as preocupações crescentes relacionadas com a saúde pública, as alterações climáticas, a modernização das cidades e do território, o enriquecimento das sociabilidades, a dinâmica do comércio tradicional, bem como a autonomia das crianças e jovens na cidade, promovendo o desenvolvimento da sua participação, como parte integrante na comunidade.