O Plano de Mobilidade Escolar de Valongo tem como missão promover uma maior cultura de mobilidade sustentável e ativa, trabalhando para a adequação das deslocações dos estudantes e da restante comunidade educativa, com especial predominância nos modos de deslocação a pé, de bicicleta e em transporte público. A visão deste instrumento estratégico de planeamento prende-se com a criação de territórios e lugares onde todas as crianças e jovens, sem exceção, tenham a possibilidade de caminhar, utilizar a bicicleta ou o transporte público com conforto e segurança, durante parte ou a totalidade da sua jornada escolar diária.

“Esta ferramenta de planeamento é um passo importante para mudar o comportamento de toda a comunidade escolar face à mobilidade e para intervir no espaço público”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. O autarca destacou a importância deste plano para a área da Saúde, considerando que “quando for percebido e participado pela comunidade, será de crucial importância para contrariar o flagelo da obesidade que afeta muitas crianças e que representa uma regressão civilizacional”.

O documento estratégico foi apresentado publicamente no dia 29 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo. A elaboração do Plano de Mobilidade Escolar de Valongo foi coordenada pela MPT® – Mobilidade e Planeamento do Território, com o objetivo geral de promover uma cultura de prevenção rumo a uma mobilidade segura, racional, suave, ativa e sustentável na comunidade escolar e para o qual o ambiente construído deve responder em condições de segurança e comodidade.

As soluções/ações propostas assentam em três eixos: aumento das deslocações em transportes públicos; sensibilização nos estabelecimentos de educação formal e informal, difusão e participação; articulação entre os diferentes meios de deslocação.

Este instrumento de planeamento será também determinante na obtenção do financiamento necessário para a execução dos projetos de mobilidade em contexto escolar.

Conheça todo o Plano de Mobilidade Escolar em mobilidadeescolar.cm-valongo.pt